As Tucanas são um projecto de percussão no feminino que tem vindo a desenvolver novas sonoridades, através da percussão e da voz. Utilizam o próprio corpo como instrumento e integram vários instrumentos de percussão oriundos de várias partes do mundo (dumdumbas; surdos; cajon).
O espectáculo das Tucanas tem uma forte componente cénica, dinamizado por jogos de ritmo e caracterizado por um visual muito próprio.
Após o lançamento do primeiro trabalho discográfico em 2008 “Maria Café”, que contou com participações tão variadas como Amélia Muge, Rui Júnior ou Kumpania Algazarra, as Tucanas regressam em 2010 com o novo espectáculo regido pelo elemento água. A água, força criadora e regeneradora por excelência, constitui o pano de fundo para estórias cantadas.
A energia telúrica que caracteriza a mulher é concretizada cenicamente pela cabaça (instrumento tocado na água ou no chão) funcionando quase como um prolongamento do corpo feminino e cuja sonoridade nos devolve a eterna ligação à terra.
Um espectáculo que subtilmente sugere uma viagem musical, explorando novos instrumentos e novas possibilidades sonoras, em que aprofundam a pesquisa de sonoridades tradicionais portuguesas, brasileiras e africanas. Nesta etapa, abriram as suas portas a um artista convidado, um Vj, juntando à percussão e à voz a imagem projectada, um novo elemento que vem complementar um espectáculo já bastante visual.